4 Dicas para consumir chocolate sem culpa
Quando você recebeu o Kit de Páscoa Uau em sua casa, a quantidade de doces parecia infinita?
Um Trento, dois Trentos, três Trentos e, de repente, cadê os doces que estavam aqui?
A gente sabe que, principalmente quando o assunto é chocolate (e mais ainda se for Trento), fica difícil controlar a tentação de comer um só.
Mas, se a Páscoa que acabou de passar deixou você com a sensação de culpa por ter consumido doces demais, chegou a hora de conferir essas 4 dicas para comer chocolate sem culpa da próxima vez.
Qual é a quantidade diária recomendada de chocolate?
De acordo com especialistas em nutrição, uma porção pequena com cerca de 30 g ao dia (o equivalente a um Trento) é uma quantidade que não contém excessos.
É que dentro dessa margem, a conta de benefícios fica equilibrada. Assim, o corpo consegue fazer o bom uso das propriedades do cacau, sem sofrer com o excesso de açúcar.
Mesmo que seja uma delícia, controlar o consumo de chocolate pode ficar mais fácil se você seguir as dicas que separamos.
1 Chocolate como sobremesa
Consumir o chocolate após as refeições principais como o almoço, por exemplo, é uma ótima estratégia. Isso porque, depois da refeição, o impacto da liberação de insulina na corrente sanguínea diminui, assim os benefícios para o corpo são maiores.
Por outro lado, ingerir uma porção diária de chocolate isolada, no meio da tarde, por exemplo, faz com que a glicose suba muito rápido e depois caia bruscamente, isso estimula a pessoa a sentir vontade de comer mais.
Para reduzir o pico de açúcar no sangue, os especialistas indicam ainda que as refeições que vieram antes do chocolate sejam ricas em fibras e proteínas.
2 Faça combinações
Junto com o chocolate, evite consumir outros alimentos que contenham açúcar. Por outro lado, aliá-lo a uma fruta vai ajudar a conquistar a sensação de saciedade com mais facilidade.
Você pode apostar na maçã, por exemplo, que é rica em fibras e já ajuda a colocar em prática a dica anterior.
3 Chocolate gelado
Resistir ao chocolate que derrete facilmente na boca pode ser difícil. É por isso que outra estratégia é congelar o chocolate que não vai ser ingerido naquele dia.
Segundo os especialistas em nutrição, esta é outra prática que contribui para o consumo do chocolate sem culpa.
4 Chocolate sem culpa para as crianças
Quando a pauta são as crianças, a quantidade diária recomendada pelos especialistas cai para 20 gramas.
A estratégia aqui é não oferecer um chocolate inteiro e aproveitar para ensinar a criança que ele deve ser degustado devagar, para aproveitar seu sabor ao máximo.
Gostou das nossas dicas para consumir chocolate sem culpa? Nossa última recomendação, talvez a mais importante, é optar sempre por chocolates de qualidade, como os da Peccin.
Fabricados com puro chocolate, alta porcentagem de cacau, receita crocante de wafer e cremosos recheios, nossos chocolates também são os companheiros perfeitos para criar as melhores lembranças.