Categoria
18 de junho, 2021

Por que amendoim combina tanto com festa junina?

Algumas combinações são tão perfeitas que não deixam dúvidas: como amendoim e festa junina. Mas você já parou para pensar em como esse par foi formado? 

O mês de junho está perfeito para você pegar seu Trento Allegro Amendoim, descobrir mais sobre a origem dessa animada festa e preparar a lista com as delícias que não podem faltar para comemorar no conforto do seu lar.

Como as festas juninas chegaram ao Brasil?

São João Batista, Santo Antônio e São Pedro. A homenagem a esses três santos, presentes no calendário de junho, é uma das versões mais conhecidas para explicar a origem das festas juninas.

É que, inicialmente, o intuito da comemoração trazida ao Brasil pelos jesuítas portugueses no século XVI, era estritamente religioso.

A história explica, no entanto, que antes de ser uma festa religiosa, as celebrações em junho já existiam e eram bastante populares.

A diferença é que elas serviam para marcar o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, o chamado solstício de verão, em 21 ou 22 de junho. 

Na época, os povos da Antiguidade usavam a data para organizar rituais pedindo fartura nas colheitas.

Porém, foi só depois de se tornar uma celebração religiosa, que as festas juninas passaram a ocupar o mês de junho inteiro no calendário.

Por que o amendoim virou destaque?

Se já está se perguntando como foi que o amendoim entrou nesta que é uma das festas mais tradicionais do Brasil, a gente também vai explicar.

De acordo com os historiadores, antes da chegada dos jesuítas portugueses, os indígenas que habitavam nossas terras tupiniquins também faziam importantes celebrações à agricultura em junho.

Foi assim que os costumes se fundiram e que o caráter religioso das festas juninas ganhou os sabores da nossa terra.

Isso explica porque as comidas típicas das festas juninas têm os grãos e raízes (que eram amplamente cultivadas pelos índios) como matéria-prima. 

É aqui que entra o amendoim, oleaginosa que se destaca tanto pelo preço acessível quanto pela infinidade de combinações que seu sabor neutro proporciona.

E já que estamos falando em amendoim, não dá para esquecer da paçoca, que leva muito desse ingrediente na preparação.

Para comemorar no conforto do seu lar

Você já conferiu as vantagens de comprar doces e chocolates pela internet? Então não fique sem organizar a sua própria festa junina!

Para formar a quadrilha perfeita não esqueça de chamar o Bites e o Massimo Paçoca para o carrinho. 

Aproveite que o site está com 10% de desconto e dê um toque de Massimo Coco e Maçã do Amor a essa animada festa!

Voltar