Categoria
20 de outubro, 2020

As 7 curiosidades sobre o chiclete que não cabem na embalagem

Quem nunca resolveu a falta de uma escova de dente depois do almoço com um chicle? É por isso que, quando pensamos em curiosidades sobre o chiclete, provavelmente essa tenha sido uma das primeiras que você se lembrou, pois certamente já se valeu do benefício indiscutível de uma deliciosa goma de mascar para afastar qualquer possibilidade de mau hálito.

Mas, manter o hálito fresco não é a única razão de existir do chiclete. O alimento também é perfeito para distrair, ajuda a diminuir a ansiedade, o desconforto no ouvido ao viajar de avião e pode ser um excelente aliado para quem quer parar de fumar! 

De impressionar, não é mesmo? Então embarque conosco nessa aventura deliciosa e colorida para descobrir 7 curiosidades sobre o chiclete.

1 A origem do chiclete

A história do chiclete, tal como conhecemos hoje, teve seu primeiro capítulo escrito em 1872, pelo norte-americano Thomas Adams Jr. Foi o fotógrafo quem fabricou o primeiro lote de gomas de mascar com aromas de extrato de alcaçuz e em formato de bola, vendida a 1 centavo em farmácias. 

Os registros das gomas de mascar, no entanto, são muito mais antigos. Há notícias de 9000 a.C (isso mesmo, antes de Cristo) de um pedaço de goma com marcas de dentes de uma mulher primitiva na Suécia.

2 Palavra que grudou

E não é só isso. A palavra pegou de tal forma que virou inspiração para nome de banda, tema de muita música e até gíria para descrever pessoas inconvenientes, que não saem de perto. Do que mais você se lembrou (ou de quem)?

Em 1910 a Adams passou a comercializar a goma de mascar “Chiclets”. O nome grudou no nosso português e, a partir daí, todas as gomas de mascar passaram a ser chamadas de chicletes por aqui.

3 Hábito relaxante

Foi durante as Guerras Mundiais que uma importante utilidade do chicle foi reconhecida: o hábito da mastigação era tão relaxante que ajudava a aliviar o stress das lutas.

Além de acalmar, os soldados também acreditavam no poder que as gomas de mascar tinham para aumentar a concentração e deixá-los atentos e acordados por mais tempo. Que tal mais um benefício para completar essa lista? 

Um estudo japonês, publicado no jornal Daily Mail, sugere que, no ato de mascar chicle, até oito áreas do cérebro são afetadas e as mais ativas são as envolvidas com o movimento e a atenção.

Os pesquisadores também descobriram que a ação melhora temporariamente o fluxo de sangue para o cérebro.

4 Mascar chiclete para viajar de avião

Basta lembrar que precisa viajar de avião e os seus ouvidos já começam a doer? O desconforto é mais comum do que se imagina e acontece por conta da variação da pressão atmosférica, principalmente na decolagem e na aterrissagem.

São momentos em que o ouvido fica “entupido”, podendo provocar também dores leves, já que ocorre uma pressão do ar sobre o tímpano. Quer se livrar desse incômodo de uma vez por todas? Basta aderir ao método da massagem facial, com ninguém mais ninguém menos do que o seu chiclete preferido!

5 Mastigue aliviado

Basta um momento de distração e, ops, você engoliu o chicle. Pode respirar aliviado: a goma de mascar não vai ficar grudada no seu corpo para sempre, como a sua mãe adorava alertar.

Os pesquisadores explicam que, como qualquer alimento, as gomas de mascar engolidas passam pelo esôfago, estômago, intestino e também são eliminadas com as fezes. 

O alerta, porém, é que não dá para fazer disso um hábito. Sim, engolir muitos chicletes diariamente pode causar obstrução intestinal (que é quando a passagem do alimento pelo intestino fica bloqueada).

Outro alerta sobre engolir chicletes (e explicação do porque ele não é indicado para crianças muito pequenas) é que pode, de fato, provocar engasgos.

6 Chicle para parar de fumar

Para todos os gostos e cores, o fato é que todo mundo tem o seu chicle preferido. Para quem deseja parar de fumar, somos capazes de apostar que é o chiclete de nicotina, que normalmente vem com 4 ou 2 mg de nicotina por goma. 

7 Curiosidades sobre o chiclete: não entra no cardápio do café da manhã

O chiclete sempre vai muito bem como sobremesa, mas não é recomendado antes da primeira refeição do dia. 

Isso acontece porque a mastigação estimula a produção de suco gástrico, favorecendo a ocorrência de gastrites e úlceras. 

Mas, como sobremesa, a estratégia é ótima: como você continua mastigando, o estômago espera que virão mais alimentos e acaba produzindo mais ácidos para a digestão, além de saliva. Você tem azia ou refluxo? Não deixe de testar esse método!

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o chiclete? Então aproveite para visitar o nosso site e levar para casa os chicles que você mais ama!

Voltar