Categoria
03 de novembro, 2020

Descubra a história por trás dos pedidos por doces no Halloween

Se abasteceu o estoque de doces na sua casa com as delícias da Peccin, certamente você não se viu diante de nenhuma travessura no Halloween.

Mas, enquanto bruxinhas, fantasmas e piratas batiam à sua porta, possivelmente você se perguntou de onde vem essa tradição que se repete todo dia 31 de outubro.

Para trazer uma deliciosa resposta para esta pergunta, fomos atrás da história por trás dos pedidos por doces no Halloween. Acompanhe nosso artigo e descubra!

Tradição antiga

Mais de um século. Esta é a frequência com que a frase “doces ou travessuras” se repete na data que é uma das mais famosas nos Estados Unidos. Aliás, o Dia das Bruxas é tão importante na cultura norte-americana que por lá é até feriado.

Além disso, em 2010, as vendas de chocolate nos EUA para celebrar o 31 de outubro superaram tanto o Dia dos Namorados quanto a Páscoa!

Entretanto, as origens da celebração, cada vez mais popular em outros países (inclusive no Brasil), permanecem obscuras. Fato é que a história aponta que a tradição é bem mais antiga.

Um dos fatos que se tem certeza é de que o Halloween não surgiu nos Estados Unidos. Sua longa e célebre história tem bases na Europa, há cerca de 2.000 anos. 

Outra convicção que se tem é sobre o significado do nome. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. Por isso, a data é uma alusão ao “dia de todos os santos”, que até o século XVI era celebrado em 1º de novembro.

Assim como o folclore brasileiro, os traços do também conhecido como “Dia das Bruxas”, misturam uma série de influências. Elas podem ser identificadas em antigos festivais celtas, primeiros feriados católicos romanos, práticas medievais e até mesmo na política britânica.

Mas e os doces no Halloween?

A primeira versão do clássico “doces ou travessuras” foi protagonizada por crianças da Europa medieval que, a cada 31 de outubro, batiam de porta em porta pedindo por comida e dinheiro durante o feriado celta Samhain.

Em troca, essas crianças se ofereciam para rezar pelas almas de entes queridos de seus vizinhos recentemente falecidos.

Já os capítulos da história irlandesa contam a lenda de que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, com o intuito de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. 

Foi essa espécie de “chantagem” que teria dado origem ao termo “doces ou travessuras”. Registros que remontam a 1920 dão conta de que, a partir daí, os norte-americanos incorporaram o hábito pregar peças durante brincadeiras medievais. Com isso, o “trick or treat” (que em português significa “doces ou travessuras”) foi popularizado.

Halloween no Brasil

Uma evidência de que o costume já estava firmemente estabelecido na cultura popular norte-americana vem de 1951. Esta foi a primeira vez que o termo foi retratado, tomando forma de história em quadrinhos. 

Já em 1952, a Disney produziu um desenho animado chamado “Trick or Treat” com o Pato Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho.

Hoje, os norte-americanos gastam cerca de US $ 6 bilhões anualmente no Halloween, tornando-o o segundo maior feriado comercial do país depois do Natal.

No Brasil, a festa começou a se popularizar em meados do século XX por influência, principalmente, das escolas de língua inglesa e da internet. Para valorizar a cultura de nosso país, desde 2003, 31 de outubro também se tornou o Dia do Saci.

Gostou de conhecer a história por trás dos pedidos por doces no Halloween? E já que estamos falando em doces, que tal começar a programar as suas compras de Natal? Você já pode navegar pela nossa loja online e escolher os produtos que trarão um sabor inesquecível para a data!

Voltar