Categoria
26 de fevereiro, 2021

Mito ou verdade: maracujá é calmante?

Não tem só a ver com a pandemia. Em 2010, os brasileiros já ocupavam a 2ª posição na lista das populações mais estressadas do mundo. 

Se, na época, a principal causa para o estresse no Brasil era o trabalho (afetando 69% da população), a mudança brusca da rotina é considerada agora o principal motivo para as estatísticas aumentarem ainda mais.

Seja em um desabafo ou após um episódio de explosão dos ânimos, certamente você já ouviu o conselho “tome um chá de maracujá”.

Mas será que o maracujá é calmante mesmo? Aqui estão todas as respostas que você busca para essa pergunta, inclusive, se o efeito está mesmo só nas folhas ou se comer um Trento Mousse de Maracujá já pode ajudar a diminuir o estresse.

O maracujá é calmante natural

Consumir maracujá para se acalmar é realmente um conselho que faz muito sentido. Para ocupar o posto de calmante natural, no entanto, os estudiosos afirmam que a ação tranquilizante está mais concentrada nas folhas e caules

Foi exatamente nesses locais que os pesquisadores encontraram alcalóides e flavonóides em maiores quantidades. A ação dessas substâncias no Sistema Nervoso Central é analgésica e relaxante muscular. 

É por isso que o maracujá não só acalma como também auxilia no controle da glicose no sangue, favorece o funcionamento do intestino e pode ajudar até a melhorar a imunidade.

Formas de consumir o maracujá

Quando o principal objetivo é encontrar tranquilidade, a principal alternativa até pode ser uma xícara de chá de maracujá.

Mas, não dá para esquecer que variedades como o maracujá pérola do cerrado também conservam na polpa uma ação calmante mais eficaz que as demais espécies, segundo os pesquisadores.

E por falar em considerar outras formas de consumir o maracujá, não dá para esquecer que até a semente desse fruto contém benefícios.

É que elas são ricas em fibras e, por isso, são uma excelente opção para quem está de dieta e busca aumentar a sensação de saciedade.

Os benefícios de cada parte do maracujá

Já entendemos que o efeito sedativo e calmante está mais concentrado nas folhas do maracujá. Mas, a boa notícia é que a casca, as sementes e a polpa também trazem bons motivos para aproveitar a fruta por completo.

A polpa, por exemplo, é rica em nutrientes, como vitaminas do complexo B, proteínas e lipídeos, além, é claro, da vitamina C.

Já na casca está a pectina, um tipo de fibra solúvel, que promove saciedade, ajuda a eliminar gorduras, regular a absorção de glicose e controlar o colesterol. 

Por serem ricas em ácidos graxos insaturados, que contribuem para regular as taxas de colesterol no organismo, até as sementes podem ser aproveitadas.

Aqui na Peccin, a forma que encontramos de propagar o delicioso sabor do maracujá foi dar a ele versões que garantem a praticidade do seu consumo, a qualquer hora do dia.

Agora que descobriu que o maracujá é calmante mesmo e outros benefícios da fruta, aproveite para fazer uma parada na nossa loja online. Com isso você garante que terá seu Trento Mousse de Maracujá sempre em mãos.

Voltar