Categoria
03 de dezembro, 2021

Presente de Natal: descubra a opção que também serve como decoração

Se a árvore de Natal é o elemento mais importante da decoração e se o chocolate é o presente que não pode faltar, a Peccin chegou para celebrar esse casamento.

A aliança vem em dois modelos, feitos para durar! Por falar nisso, você já deu uma olhada nas latas comemorativas que lançamos para o Natal?

Vermelha ou marrom? Pode responder “tanto faz” sem medo, essa nunca foi uma resposta tão boa para dizer que qualquer uma delas ficará linda ao pé da sua árvore de Natal!

E já que estamos falando em decoração natalina, preparamos esse texto justamente para contar para você como essa tradição começou. 

Temos certeza de que, depois de ler as histórias que temos para contar, você vai se inspirar a deixar a sua árvore ainda mais linda!

E para isso a resposta sobre o que fazer também está aqui: garantir as latas comemorativas da Peccin, recheadas de Trento!

presente de natal papai noel

Uma árvore, muitas histórias

Histórias, no plural, porque a origem do costume de enfeitar o pinheirinho para o Natal não é uma só.

Há muito tempo atrás, antes mesmo do nascimento de Cristo, reza a lenda que as pessoas acreditavam que pendurar árvores e ramos verdes nas portas e janelas era uma forma de evitar doenças e maus espíritos.

Detalhe importante: não eram quaisquer árvores e ramos, apenas os que se mantinham firmes e fortes depois dos invernos mais rigorosos.

Embora não tenha muito a ver com as árvores natalinas, essa com certeza é uma boa explicação para contar sobre a origem das guirlandas!

Folclore

Saindo das guirlandas, vamos direto para os pinheirinhos! Quando esse assunto entra em pauta, no entanto, o terreno fica mais espinhoso.

É que versões não faltam e nós vamos começar pelas folclóricas. Uma delas, aliás, vai tão longe que sugere que as árvores natalinas têm o próprio Jardim do Éden como inspiração.

A explicação aqui é que a apresentação de uma peça teatral popular na Idade Média, sobre Adão e Eva, destacava a árvore como o principal símbolo do Jardim do Éden. 

Para uma coisa levar a outra, foi só questão de alguém (que não se sabe ao certo quem) ter o insight!

Registros históricos

Leônios, estônios, alemães, franceses, gregos, norte-americanos. Não existe cultura que não tenha se candidatado ao posto de “pai das árvores natalinas”.

Talvez quem conseguiu ir mais longe e trazer uma versão mais convincente (com provas) foram os alemães. 

Eles têm registros fotográficos da construção de uma árvore de Natal erguida na catedral de Estrasburgo em 1539. O problema é que a região “trocou de dono” e hoje o território faz parte da França.

Em meio a tantas explicações, a história que mais popularizou teve seu capítulo escrito em 1846, na Grã-Bretanha. 

Foi neste ano que uma imagem da família real, ao redor de uma árvore natalina, foi publicada no Illustrated London News e acabou viralizando.

História árvore de natal

Pisca-pisca

Um fato que ninguém questiona é a origem do pisca-pisca. A invenção, atribuída ao nova-iorquino Albert Sadacca, data de 1917.

A inspiração do jovem foi a explosão de uma árvore com luzes de velas. Do “acidente” Sadacca fez muito mais do um pisca-pisca, ele criou a NOMA Electric Company, maior fabricante de luzes de Natal do mundo há anos.

Presente de Natal 2021

Gostou de saborear as histórias que trouxemos? Compartilhar curiosidades como essas tem tudo a ver com as rodas de conversa da noite de Natal!

Ainda mais se o seu pinheirinho estiver rodeado da seleção de doces mais irresistíveis! Que tal uma lata cheia de Trento para cada presente de Natal 2021?

Além de decorativa, ela também é durável e, depois da data, estará pronta para guardar novas surpresas!

Voltar