Categoria
17 de agosto, 2023

Tutti-Frutti: descubra as variações desse inigualável sabor!

Presente em sucos, sorvetes, iogurtes e todo tipo de guloseima, o Tutti-Frutti faz sucesso em diversos países. Mas qual será a base desse sabor tão comum no preparo de doces?

Para quem tem dúvidas, a lista de ingredientes pode incluir desde o tradicional morango até algumas especiarias. Achou estranho? Pois saiba que a receita varia de uma região para outra a partir dos sabores mais populares em cada lugar.

O que acha de conhecer algumas dessas misturas? Fique com a gente e confira!

Tutti-Frutti pelo mundo: origem e fórmulas

Para começar, vamos ao significado desse termo que você vê impresso nas embalagens de candies e outros produtos. Trata-se de uma locução de origem italiana que significa “todos os frutos”. 

Ainda que a expressão tenha vindo da Itália, o responsável por criar a primeira versão de Tutti-Frutti foi o norte-americano Ray Motorhead, proprietário de uma indústria de sorvetes. Ele levou o crédito pela invenção no início dos anos 50.

Na época, Ray desenvolveu a essência para homenagear a filha, Charlotte. E, como o apelido da garotinha era Toodie (pronúncia “túdi”, em português), ele aproveitou a oportunidade para fazer um trocadilho e batizar o novo sabor.

Combinações que expressam preferências locais

Desde sua criação, o Tutti-Frutti vem conquistando públicos em várias partes do mundo. Sua base costuma ser banana e laranja, mas cada lugar tem a própria combinação de frutas (geralmente da estação) e outros alimentos.

Na Ásia, por exemplo, a mistura básica leva um pouco de cravo e canela! Já os europeus gostam de adicionar figos, ameixas e damascos, enquanto os norte-americanos priorizam a cereja por ser um fruto muito popular em todo o país.

No Brasil, além do mix de banana + laranja, é comum o uso de abacaxi, morango e baunilha. Essa fórmula orienta indústrias nacionais e receitas caseiras, muitas vezes complementada por outras frutas vermelhas e amarelas.

Sabor em forma de balas, chicles e pirulitos

Seja produzido com frutas in natura ou com aromatizantes, o Tutti-Frutti agrada muita gente. Quem nunca se deliciou com guloseimas que traziam esse sabor às festas temáticas e eventos regados a bons doces? 

Se você gosta da combinação, saiba que nunca sairá de mãos vazias da nossa loja! Afinal, temos muitas linhas de balas, pirulitos e chicles com a famosa mistura de frutas, em proporções perfeitas para obter o melhor de cada sabor.

Quem está sempre por dentro das novidades, aliás, já deve ter visto que a nossa marca Vampirito Blue voltou! Agora disponível na versão de bala mastigável, tem o delicioso sabor de Tutti-Frutti e pinta a língua de azul. Experimente!

Que tal comprar os seus produtos favoritos sem sair de casa? Acesse a nossa loja virtual e monte o carrinho com os melhores doces!

Voltar