Como armazenar o chocolate no verão?
Armazenar o chocolate no verão é sempre um desafio. Enquanto a temperatura ambiente mais alta do ano é um convite para o doce derreter rapidamente, a geladeira pode ser a porta de entrada para alterar o sabor da sua guloseima favorita.
Apesar de serem as escolhas mais prováveis, existem alguns segredos para conservar o chocolate antes de se deliciar com seu sabor inconfundível e usufruir de seus benefícios.
Aprenda, neste artigo, a tomar a melhor decisão na hora de responder uma das perguntas mais inquietantes da estação. A resposta que você procura sobre como armazenar o chocolate no verão está aqui!
Fatores que afetam o sabor do chocolate
Temperatura, luz do ambiente e umidade. Sejam combinados ou isolados, esses são os principais fatores que afetam o sabor do chocolate.
Se você já se viu diante de um chocolate esbranquiçado, vai entender agora porque isso acontece.
A alteração de cor é resultado do contato do chocolate com o ar e exposição a muita luz. Ar e excesso de luz são os agentes perfeitos para a oxidação das gorduras presentes no chocolate.
E, neste processo de decomposição de gorduras, o doce perde não só a cor original como também o sabor.
Resultado semelhante pode ser alcançado quando se armazena o chocolate na geladeira. É que as baixas temperaturas também trazem como resposta a perda do brilho e do sabor.
Aliás, quando em contato direto com superfícies frias e úmidas, o chocolate torna-se presa fácil para a absorção de odores fortes, a exemplo dos exalados por queijos, carnes e peixes.
Fat bloom e sugar bloom
Quem já pegou na mão um chocolate que parecia mofado, foi testemunha do fat bloom.
O fenômeno é uma resposta à exposição a temperaturas mais elevadas do que as consideradas ideais para manter o chocolate, que é a casa que vai dos 12 aos 20 graus.
No fat bloom ocorre a migração de cristais de gordura, formando uma fina camada acinzentada (lisa e gordurosa).
Embora não haja alteração no sabor, o que o fat bloom faz com o chocolate não é agradável aos olhos.
E por falar na modificação da apresentação original do doce, o sugar bloom também causa esse efeito.
A diferença é que depois de passar pelo sugar bloom o chocolate torna-se enrugado.
Esse efeito é resultado da troca da mudança brusca de temperatura, ou seja, quando o chocolate é retirado da geladeira e exposto imediatamente às condições do ambiente.
As melhores formas de armazenar o chocolate no verão
Para manter o sabor e o aspecto original, o chocolate deve ser conservado em local seco, escuro, sempre dentro da embalagem e em uma faixa de temperatura que fique entre os 12 e 20 graus.
Quando fizer muito calor, escolher a geladeira será inevitável. Mas, se for preciso utilizar o refrigerador, o ideal é optar por pontos com menos umidade.
Nesse caso, antes de comer, mantenha o chocolate dentro da embalagem na temperatura ambiente por alguns minutos.
Agora que já conhece as melhores práticas para armazenar o chocolate no verão, visite a loja online da Peccin e escolha quantas variedades de Trento quiser para testar essas técnicas.