Categoria
05 de outubro, 2020

5 Benefícios do chocolate meio amargo

Delicioso. Esse talvez seja o primeiro benefício que passa pela nossa cabeça quando o assunto é chocolate, mas ele não é o único.

É uma conta muito gostosa de se fazer: quanto mais cacau no chocolate, mais benefícios ele contém. 

Já que estamos falando em cacau, a história desse fruto tão saboroso começa no cacaueiro. São tantos hectares de cacaueiros plantados em nosso país que, só para se ter uma ideia, o Pará hoje conta área cultivada de 149.918 hectares. Esse número coloca o Estado na liderança nacional da produção de cacau.

Neste texto nós queremos focar, no entanto, em outros números, os do chocolate meio amargo. Ele é caracterizado por ter de 40 a 55% de cacau na composição, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Quer a notícia melhor do que saber que o consumo moderado do chocolate meio amargo pode trazer pelo menos 5 benefícios para a saúde.

1 Aumenta a sensação de bem-estar

Basta comer um pedaço de chocolate para viver uma sensação de bem-estar imediata. Não é passe de mágicas, o respaldo está na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. 

E, conforme explicam os  cientistas, o chocolate meio amargo é muito eficiente na hora de aumentar a produção dessas substâncias com ação poderosa em nosso organismo.

2 Benefícios do chocolate meio amargo para acalmar a tosse

A teobromina, encontrada principalmente nas variedades amargas e meio amargas, é uma substância semelhante à cafeína.

A ação desta substância no sistema nervoso central já foi comprovada cientificamente como eficiente. Ela pode ajudar, por exemplo, no alívio da tosse e dos problemas respiratórios, já que tem efeito terapêutico e age diretamente no sistema nervoso central.

3 Faz bem para o coração

Este segredo está na ação de outra substância encontrada no chocolate, os antioxidantes. Quanto mais cacau na composição, maior a quantidade de antioxidantes, responsáveis por facilitar a circulação sanguínea.

Pela ação dos antioxidantes, o fluxo de sangue no organismo é regulado e diminuem os riscos de aparecimento de doenças cardíacas.

Em estudo recente da Escola de Medicina Baylor em Houston (Texas), os pesquisadores destacam que o chocolate ajuda a manter saudáveis os vasos sanguíneos do coração.

Outro benefício do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o chocolate meio amargo, já comprovado cientificamente, é a redução da pressão arterial e o aumento dos níveis de colesterol bom.

4 Benefícios do chocolate meio amargo para uma pele mais jovem

Os benefícios dos antioxidantes estão de volta. Desta vez para contribuir com a pele, retardando o envelhecimento.

E não é só do combate ao envelhecimento da pele que vivem os antioxidantes. Eles também têm grande capacidade de hidratação. Quer evidência maior para isso do que a quantidade de produtos cosméticos ou de tratamentos estéticos à base de cacau disponíveis no mercado?

5 Diminui a fome

A dieta do seu projeto verão contém chocolate meio amargo? Ao consumir o chocolate meio amargo com moderação, você tirará dele também o importante benefício de ajudar a perder peso.

É que, quanto maior a quantidade de cacau, maior a presença de ácido fenólico para interferir diretamente na sensação de saciedade. E isso contribui para a perda de peso.

Gostou de conhecer esses 5 benefícios do chocolate meio amargo? Que tal aproveitar para saborear agora seu Trento Dark, Trento Branco-Dark, Trento Bites Branco-Dark ou o Trento Massimo Dark? Todos eles levam o chocolate meio amargo na composição!

Voltar