Categoria
27 de dezembro, 2023

Hora de desvendar o chocolate branco

Muitas pessoas já fizeram a seguinte pergunta: afinal de contas, chocolate branco é feito de quê? Se você também tem essa dúvida e quer ficar por dentro de outras curiosidades, saiba que chegou ao lugar certo!

Vamos abordar as principais características dessa iguaria que faz o coração de tanta gente bater mais forte. É o seu caso? A gente sabe que é difícil resistir a um sabor tão suave e marcado pela cremosidade.

Entããão… antes de correr para a degustação, que tal conferir as informações que preparamos? Boa leitura!

Qual é a base do chocolate branco?

Antes de responder a essa pergunta, é importante deixar claro que cada empresa tem suas receitas para fabricar chocolates. Ou seja, a composição das fórmulas pode variar entre diferentes marcas.

Em geral, o chocolate branco é mais doce e suave que os amargos e as versões ao leite. Isso porque não contém a famosa massa de cacau — que confere a coloração marrom e as propriedades de amargor, acidez e adstringência aos produtos.

Sua base inclui apenas leite, açúcar e manteiga de cacau, o que explica a tonalidade clara que vai do branco ao amarelo. Por conta da quantidade elevada de manteiga de cacau, ele também tem uma textura mais macia e derrete com facilidade.

Ele pode ser considerado chocolate?

Está aí uma questão por vezes polêmica e bastante debatida, tanto por chocólatras quanto por especialistas. Se considerarmos que chocolate é um produto obtido a partir do fruto do cacaueiro, então, a resposta para a pergunta é sim!

A diferença é que a versão branca dispensa a massa oriunda da torra e da moagem das sementes (lembra que falamos dela no tópico anterior?). Por conta desse detalhe, muitas pessoas tendem a ficar confusas sobre a definição correta do produto.

É verdade que o chocolate branco não tem cacau, mas isso não tira o fato de que sua base (manteiga) vem do mesmo fruto usado para produzir o chocolate preto. Para entender melhor, vale recorrer à resolução da Anvisa (2005), que diz:

  • chocolate resulta da mistura de derivados de cacau, massa de cacau, cacau em pó e/ou manteiga de cacau a outros ingredientes. Deve conter, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau, podendo apresentar formato, consistência, recheio e cobertura variados.
  • chocolate branco resulta da mistura de manteiga de cacau a outros ingredientes. Deve conter, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau, podendo apresentar formato, consistência, recheio e cobertura variados.

Ficou mais claro agora, né? O fato é que sempre haverá discussões sobre o tema, mantidas principalmente por quem é fã de diferentes tipos de chocolate — ou seja, é um produto bom de degustar e um motivo para puxar conversa!

O que combina com esse sabor?

Por ser mais doce que as demais versões, o chocolate branco harmoniza muito bem com as frutas vermelhas e as frutas ácidas, a exemplo do limão e do maracujá. 

Essas combinações incríveis aparecem em diversos sabores de Trento: Cheesecake de Morango, Mousse de Maracujá e Torta de Limão. Se você é fã de sobremesas, ainda tem a Torta de Maçã para incluir nessa lista, viu?

Os chocolates brancos também podem ser misturados aos pretos para equilibrar bem os sabores doces e intensos. É o que acontece no Trento Branco-Dark (que inclui chocolate meio amargo) e no Trento Duo (que inclui chocolate ao leite).

Além das opções citadas, temos diversas linhas de produtos que aliam a cremosidade do chocolate branco à crocância do amendoim, da avelã e dos cookies. Que tal ter todas elas em sua casa?

Acesse agora a nossa loja e faça o seu pedido!

Voltar