Categoria
05 de janeiro, 2021

Como armazenar o chocolate no verão?

Armazenar o chocolate no verão é sempre um desafio. Enquanto a temperatura ambiente mais alta do ano é um convite para o doce derreter rapidamente, a geladeira pode ser a porta de entrada para alterar o sabor da sua guloseima favorita. 

Apesar de serem as escolhas mais prováveis, existem alguns segredos para conservar o chocolate antes de se deliciar com seu sabor inconfundível e usufruir de seus benefícios

Aprenda, neste artigo, a tomar a melhor decisão na hora de responder uma das perguntas mais inquietantes da estação. A resposta que você procura sobre como armazenar o chocolate no verão está aqui!

Fatores que afetam o sabor do chocolate

Temperatura, luz do ambiente e umidade. Sejam combinados ou isolados, esses são os principais fatores que afetam o sabor do chocolate.

Se você já se viu diante de um chocolate esbranquiçado, vai entender agora porque isso acontece.

A alteração de cor é resultado do contato do chocolate com o ar e exposição a muita luz. Ar e excesso de luz são os agentes perfeitos para a oxidação das gorduras presentes no chocolate.

E, neste processo de decomposição de gorduras, o doce perde não só a cor original como também o sabor.

Resultado semelhante pode ser alcançado quando se armazena o chocolate na geladeira. É que as baixas temperaturas também trazem como resposta a perda do brilho e do sabor.

Aliás, quando em contato direto com superfícies frias e úmidas, o chocolate torna-se presa fácil para a absorção de odores fortes, a exemplo dos exalados por queijos, carnes e peixes.

Fat bloom e sugar bloom

Quem já pegou na mão um chocolate que parecia mofado, foi testemunha do fat bloom.

O fenômeno é uma resposta à exposição a temperaturas mais elevadas do que as consideradas ideais para manter o chocolate, que é a casa que vai dos 12 aos 20 graus.

No fat bloom ocorre a migração de cristais de gordura, formando uma fina camada acinzentada (lisa e gordurosa).

Embora não haja alteração no sabor, o que o fat bloom faz com o chocolate não é agradável aos olhos.

E por falar na modificação da apresentação original do doce, o sugar bloom também causa esse efeito.

A diferença é que depois de passar pelo sugar bloom o chocolate torna-se enrugado. 

Esse efeito é resultado da troca da mudança brusca de temperatura, ou seja, quando o chocolate é retirado da geladeira e exposto imediatamente às condições do ambiente.

As melhores formas de armazenar o chocolate no verão

Para manter o sabor e o aspecto original, o chocolate deve ser conservado em local seco, escuro, sempre dentro da embalagem e em uma faixa de temperatura que fique entre os 12 e 20 graus.

Quando fizer muito calor, escolher a geladeira será inevitável. Mas, se for preciso utilizar o refrigerador, o ideal é optar por pontos com menos umidade. 

Nesse caso, antes de comer, mantenha o chocolate dentro da embalagem na temperatura ambiente por alguns minutos.

Agora que já conhece as melhores práticas para armazenar o chocolate no verão, visite a loja online da Peccin e escolha quantas variedades de Trento quiser para testar essas técnicas.

Voltar