Categoria
26 de maio, 2021

Como é feito o pirulito?

“Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu”. A gente tem certeza que você cantou junto e ativou uma série de memórias gostosas da infância.

É fato que o pirulito é um dos doces favoritos das crianças, mas muitos adultos também não abrem mão dessa delícia que proporciona momentos de explosão de felicidade para as papilas gustativas.

Atomic, Blong, Fantasy Festa, Maçã do Amor e Yogurmix. A gente conta com todas essas linhas e uma infinidade de sabores para levar a felicidade em pacotes para você.

Para o processo de fabricação de cada uma das linhas os ingredientes mudam um pouco, mas você já parou para pensar em como eles são misturados para chegar ao resultado final?

Chegou a hora de matar essa saborosa curiosidade! Descubra como é feito o pirulito e os principais fatos que marcam a história dessa iguaria.

A história do pirulito

A gente já te contou a história e trouxe uma série de curiosidades sobre o chiclete. Agora chegou a hora de descobrir tudo que você ainda não sabe sobre o pirulito.

Uma das principais curiosidades que mora aqui é justamente o surgimento desse clássico doce que hoje é sempre apresentado no palito.

Desconfia-se que a história do doce remonta à Antiguidade. Mas, como para esse tempo não há provas, o registro que se leva em consideração é o da data das primeiras vendas comerciais, no século XX.

Foi George Smith que em 1908 desenvolveu uma versão de pirulito próxima a que conhecemos hoje. Em 1931, após uma tradicional corrida de cavalos, o fabricante de doces encontrou sua inspiração para batizar a iguaria de “Lolly Pop”.

Alguns anos mais tarde, em 1957, o catalão Enric Bernat Fontlladose trouxe ainda mais inovação ao pirulito. 

Para que as crianças não sujassem as mãos, Fontlladose deu ao doce o formato de bola e o prendeu num palito. 

Chamado de Gol, o produto mudou de nome para Chups, mas foi rebatizado de Chupa Chups. A marca, inclusive, teve o logotipo criado pelo pintor Salvador Dalí.

Como é feito o pirulito?

Quem vê ingredientes como açúcar, xarope de glicose, goma base, gordura vegetal modificada, amido de milho, acidulante ácido cítrico, aromatizante, emulsificante lecitina de soja, regulador de acidez bicarbonato de sódio e corante artificial não vê processos.

É que antes de ganhar o formato de bola e ir para o palito, os pirulitos passam por uma série de etapas.

Passos manuais e automatizados são combinados perfeitamente para que não falte aquela sensação de bem-estar proporcionada pelo som de um pacote de pirulito sendo aberto.

O primeiro estágio é misturar todos os ingredientes cuidadosamente, para que eles virem uma grande massa que é cozinhada no tacho.

Quando atinge a temperatura correta, a massa é despejada em uma mesa para esfriar. Nessa etapa são adicionados o corante e o aroma.

Depois do resfriamento, a massa é conduzida para a máquina que dá forma e aplica o recheio aos pirulitos. A última etapa aqui é entrar no túnel de resfriamento para que o formato seja totalmente finalizado. 

Ao sair do túnel, os pirulitos são retirados em caixas e seguem para as embrulhadeiras. É na embrulhadeira, aliás, que cada produto recebe a embalagem individual.

Depois de embalados, os pirulitos aguardam em caixas até seguem para a etapa final: o empacotamento, quando cada item é adicionado ao pacote.

Gostou de saber como é feito o pirulito? Aproveite agora para dividir essa curiosidade e o seu sabor de pirulito preferido com quem você mais ama!

Voltar