Categoria
23 de junho, 2021

Dia mundial do chocolate: 4 razões para amar ainda mais essa delícia

Qualquer data comemorativa parece estar muito distante no calendário para o seu desejo de presentear aquelas pessoas super especiais com chocolate?

Já parou para pensar que o aniversário dessa delícia pode ser a explicação perfeita para surpreender quem você ama?

A boa notícia é que o Dia Mundial do Chocolate, celebrado em 7 de julho, já está chegando. 

A melhor é que, além de ser a oportunidade perfeita para alegrar o dia de alguém, essa será uma surpresa acompanhada de muitos benefícios. 

Preparamos um artigo recheado de bons motivos para amar ainda mais o chocolate e considerar essa alternativa sempre que quiser presentear alguém.

Por que o Dia Mundial do Chocolate é celebrado em 7 de julho?

Já contamos aqui sobre a história do cacau e sobre como ele vira chocolate. Mas tem uma passagem que vale a pena relembrar, pois ela ajuda a explicar o porquê de o 7 de julho ter sido instituído o Dia Mundial do Chocolate. 

Apesar de os principais eventos da história apontarem para o pioneirismo dos Maias e Astecas na produção do chocolate, por volta do ano de 1400, foi só em 1700 que a novidade chegou à Europa.

Conforme contam os registros, esse desembarque, acompanhado de adição de açúcar ao cacau, foi justamente no dia 7 de julho.

Agora que a resposta já está na ponta da língua e motivos para celebrar a data também não faltam na sua lista, chegou a hora de conhecer 4 razões para amar ainda mais o chocolate.

1 Melhora o humor

De origem grega, a palavra “chocolate” significa “alimento dos deuses”. E não é à toa, pois basta abrir o pacote, dar as primeiras mordidas para começar a sentir a felicidade tomar conta.

A explicação é que quando uma pessoa come chocolate, produz serotonina, o hormônio do prazer, com isso, além de mais feliz, também fica mais tranquila.

O efeito da serotonina é capaz ainda de aumentar a energia e disposição para praticar exercícios físicos.

2 Combate o estresse

Aqui, quem explica o benefício é a presença do magnésio. O mineral estimula a liberação do cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

A comprovação desse benefício vem da Suíça. Por lá, um grupo de pesquisadores pediu a pessoas que se descreviam como altamente estressadas para comer chocolate diariamente. 

Depois de duas semanas, exames de urina revelaram que todos os participantes realmente estavam com os níveis de estresse mais baixos. 

3 Faz bem para o cérebro

Uma pesquisa recente da University of L’Aquila, na Itália, apontou que consumir chocolate regularmente é um bom motivo para o cérebro trabalhar melhor.

Isso acontece porque o cacau, que é a principal matéria-prima do chocolate, é rico em compostos neuroprotetores naturais, chamados de flavonóides do cacau.

A pesquisa italiana comprova que o consumo do cacau ajuda não apenas a melhorar o raciocínio como também traz benefícios para a memória, função cognitiva de curto prazo e redução do declínio cognitivo.

Os pesquisadores também descobriram que os flavonóides presentes no cacau têm efeitos benéficos sobre a circulação sanguínea do cérebro, aumentando a velocidade de processamento de imagens visuais.

4 Faz bem para o coração

Outra pesquisa, da Harvard Medical School, mostrou que os flavonóides do cacau contribuem para melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, prevenir coágulos sanguíneos e combater danos às células.

Por melhorarem o fluxo sanguíneo, os riscos de doenças cardiovasculares também acabam diminuindo e é claro que o coração agradece!

Vale lembrar, no entanto, que quanto mais amargo for o chocolate, mais flavonóides ele terá.

Outra dica que também não pode ser ignorada é que, para aproveitar apenas os benefícios dessa delícia, a regra é consumir com moderação.

Para incrementar ainda mais a sua lista de bons motivos para consumir chocolate, faça uma parada no nosso artigo 5 Benefícios do chocolate meio amargo.

Depois não esqueça de encher o carrinho de Trento: A combinação perfeita entre a cobertura de puro chocolate, wafer crocante, recheio cremoso e uma variedade de sabores e formatos que se adapta perfeitamente ao seu dia a dia.

Voltar