5 benefícios do chocolate meio amargo
Delicioso. Esse talvez seja o primeiro termo a passar pela nossa cabeça quando o assunto é cacau. Por falar nesse ingrediente, você saberia listar os inúmeros benefícios do chocolate meio amargo?
É uma conta muito gostosa de se fazer: quanto mais cacau adicionado, mais propriedades benéficas. A história desse fruto tão saboroso começa no cacaueiro, cultivado em diversas regiões do Brasil — sendo o Pará responsável por 50% da produção nacional.
Neste texto queremos focar, no entanto, em outros números: os do chocolate meio amargo. Ele é caracterizado por ter de 40 a 55% de cacau na composição, além de pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
Quer notícia melhor do que saber que o consumo moderado pode trazer pelo menos 5 benefícios para a saúde? Continue a leitura e saiba mais!
Os principais benefícios do chocolate meio amargo
Esse produto é adorado por muita gente por ter um sabor bem equilibrado: nem tão doce quanto as versões ao leite, nem tão intenso quanto as versões com alta quantidade de cacau. Veja as vantagens de consumi-lo.
1. Aumenta a sensação de bem-estar
Basta comer um pedaço de chocolate para viver uma sensação de bem-estar imediata. Não é passe de mágica! O respaldo está na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.
E, conforme explicam os cientistas, o chocolate meio amargo é muito eficiente na hora de aumentar a produção dessas substâncias com ação poderosa em nosso organismo.
2. Ajuda a acalmar a tosse
A teobromina, encontrada principalmente nas variedades com maior teor de cacau, é uma substância semelhante à cafeína e está entre os benefícios do chocolate meio amargo.
Sua ação no sistema nervoso central já foi comprovada cientificamente como eficiente. Ela pode ajudar, por exemplo, no alívio da tosse e dos problemas respiratórios, já que tem efeito terapêutico e age diretamente no sistema nervoso central.
3. Faz bem para o coração
Esse segredo está na ação de outras substâncias encontradas no chocolate: os antioxidantes. Quanto maior o percentual de cacau na composição, maior a quantidade de antioxidantes responsáveis por facilitar a circulação sanguínea.
Pela ação dos antioxidantes, o fluxo de sangue no organismo é regulado, diminuindo o risco de aparecimento de doenças cardíacas.
Outro benefício do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o chocolate meio amargo, já comprovado cientificamente, é a redução da pressão arterial e o aumento dos níveis de colesterol bom.
4. Mantém a pele mais jovem
Está aí outro ponto relevante entre os benefícios do chocolate meio amargo, novamente por conta da presença dos antioxidantes. Eles contribuem para a melhora da saúde da pele, retardando o envelhecimento.
Os antioxidantes também têm grande capacidade de hidratação. Quer evidência maior para isso do que a quantidade de produtos cosméticos ou tratamentos estéticos à base de cacau disponíveis no mercado?
5. Diminui a fome
A dieta do seu projeto verão contém chocolate meio amargo? Pois saiba que, ao consumir esse produto com moderação, você tirará dele o importante benefício de reduzir algumas medidas.
É que, quanto maior a quantidade de cacau, maior a presença de ácido fenólico para interferir diretamente na sensação de saciedade. E isso contribui para a perda de peso e a redução da compulsão.
As diversas opções da nossa loja
Amendoim, avelã e flocos são complementos que funcionam muito bem em chocolates, certo? Ainda bem que, além do Trento Dark 55%, nossa loja também tem versões que aliam a cremosidade e a crocância de outros ingredientes.
São muitas linhas com chocolate meio amargo: Mini, Bites, Massimo, Allegro e Speciale. Ah, e para quem curte um toque mais doce no paladar, o Trento Branco-Dark tem a combinação perfeita de sabores.
Gostou de conhecer os 5 principais benefícios do chocolate meio amargo? Aproveite que está por aqui para acessar o nosso site! Assim, você já abastece a despensa e saboreia suas opções favoritas quando der vontade.
Não espere mais: visite a nossa loja online e compre sem sair de casa!