Categoria
24 de janeiro, 2024

Chicle, goma de mascar ou chiclete: escolha seus favoritos!

Doce e cheio de sabor que ativa a ginástica das mandíbulas. Essa definição divertida cai muito bem ao famoso chicle — ou, se você preferir, chiclete e até goma de mascar.

Apesar das diferenças, todos esses termos representam o mesmo produto. O que mudou ao longo dos anos foi a composição, já que os primeiros exemplares eram feitos a partir de resinas extraídas de árvores.

Interessante, né? Confira outras curiosidades sobre a guloseima e saiba onde comprar os seus sabores favoritos!

A origem dos termos populares

Vamos voltar um pouco no tempo, mais especificamente para o período da Segunda Guerra Mundial. Foi nessa época que o chiclete deixou de ser fabricado com matérias-primas naturais e teve várias de suas receitas aprimoradas.

Na nova fórmula, o processo de fabricação passou a incluir derivados do petróleo, como a goma-base. Trata-se de uma substância bastante elástica, que parece uma borracha. Daí vem o famoso nome goma de mascar.

Mas e quanto ao chicle e ao chiclete? Nesse caso, ambas as palavras foram incorporadas ao português por conta do nome dado à goma de mascar produzida por uma famosa marca norte-americana.

A empresa em questão se inspirou no termo hispânico chicle (Tziklti na língua Náuatle, do antigo Império Asteca) para nomear o doce mastigável. A expressão se refere à seiva de uma árvore e significa “substância pegajosa”. Autoexplicativo, hein?

O fato é que, ao longo de anos, diferentes povos desenvolveram o hábito de mastigar materiais obtidos na natureza. Esse ato ajudava a relaxar e, dependendo do produto envolvido, a refrescar o hálito e até tratar enfermidades. 

Os sabores de chicle da Peccin

Agora que já sabe sobre os principais pontos desse tipo de produto, que tal ficar por dentro das inúmeras opções da nossa loja? Tem desde o tradicional Tutti-Frutti até versões que despertam sensações diferentes na boca. É BLONG para todos os gostos!

Isso mesmo! As gomas Hiper Gelado e Mega Ácido, por exemplo, trazem o sabor do morango com um toque extra de frescor ou de ácido — você escolhe a sua versão preferida da linha Blong Nitroferas.

É claro que não poderíamos deixar de citar os chicles com sabor de frutas, como morango, melancia e uva. Eles caem bem após as refeições ou naqueles momentos que pedem mais foco, seja durante o estudo, trabalho ou execução de um hobby.

Agora, para quem ama surpreender o paladar com algo refrescante, os sabores menta e hortelã não podem faltar na despensa, no bolso ou na mochila. Ainda bem que o chiclete vem em porções pequenas e fáceis de carregar, né?

Se você nos acompanhou até aqui, é provável que tenha ficado com vontade de provar os nossos chicles. Ainda bem que temos uma loja online para facilitar a sua vida na hora de comprar doces

Que tal começar? Acesse agora e monte o seu carrinho!

Voltar