Categoria
16 de janeiro, 2023

Que tal passar o Dia Internacional do Riso com muitas gargalhadas em família?

Você sabia que o Dia Internacional do Riso é celebrado em 18 de janeiro? E olha só que maravilha: esse tema abre espaço para programar várias dinâmicas em família.

O bom é que sempre tem uma brincadeira engraçada que marcou a infância dos pais ou que motiva a criançada a se divertir.

O que acha de resgatar algumas delas? Confira fatos curiosos sobre a data e as nossas sugestões de atividades!

Qual é a origem do Dia Internacional do Riso?

Tudo começou em 1995, quando o médico indiano Madau Katana criou um movimento terapêutico (bem peculiar, por sinal!) para curar a depressão das pessoas sem usar remédios.

O método ficou conhecido como Yoga do Riso por combinar exercícios respiratórios com risadas fictícias. Isso mesmo! As pessoas eram orientadas a gargalhar bastante para liberar tensões, relaxar e sentir bem-estar.


O motivo? Rir faz o cérebro produzir e liberar endorfina, uma substância que alivia dores e inibe sentimentos ruins, como estresse e ansiedade (não é à toa que ela ficou conhecida como hormônio da felicidade)!

A prática do médico indiano fez tanto sucesso que passou a ser adotada por grupos de diferentes países. Foi essa adesão em grande escala que deu origem ao Dia Internacional do Riso, em 18 de janeiro.

O que fazer para celebrar essa data especial?

Criança ou adulto, ninguém resiste a uma situação engraçada. É por isso que o Dia do Riso merece um combo incrível de brincadeiras que envolvam música, gestos cômicos e muito agito!

E aí? Bora mexer esse esqueleto? Veja as opções que certamente vão arrancar risos!

Mímica

Prepare-se para colocar as habilidades de atuação em prática. A mímica consiste em representar coisas apenas com o movimento do corpo e com expressões faciais (não vale fazer nenhum barulho, hein!)

Você pode propor imitação de animais, de personagens ou de práticas esportivas, por exemplo. A ideia é que alguém interprete o mímico e os demais tentem adivinhar os sinais mostrados por ele.

Quem acertar a cena será o próximo a escolher um tema ou evento para simular. O segredo é caprichar no teatro mudo e usar todo o corpo para passar a mensagem desejada.

Estátua

Quem nunca riu ao ver um amigo tentando virar estátua? Essa brincadeira é perfeita para o Dia Internacional do Riso e pode começar com um som animado para o grupo fazer festa com muitos passinhos de dança. 

Depois, uma pessoa fica no controle da música e, sem avisar a turma, dá um stop na melodia. A partir daí, todos devem ficar imóveis com a postura gerada no momento da pausa (aparece cada pose hilária!)

Quem se mexer, claro, vai saindo da roda, até restar apenas uma pessoa. E para motivar toda a família a mergulhar na dinâmica, que tal entregar um chocolate Trento aos que participarem até o fim?

Batata quente

Aqui, o grupo forma uma roda e alguém é sorteado para ficar de fora. Quem estiver no círculo escolhe um objeto para representar a batata. 

Se for uma bola, por exemplo, basta que cada participante passe ela para o colega ao lado, e assim por diante. O detalhe é: todos devem supor que a bola está suuuper quente e, por isso, precisa ser repassada bem rápido.

Quem ficou de fora da roda grita, em um momento aleatório: batata quente! Então, quem estiver com a bola na mão troca de lugar com a pessoa que gritou, e o jogo recomeça. Aqui, o desespero em passar o objeto vira motivo para muita risada!

Adivinhação 

Essa atividade é mais tranquila e ideal para fechar o Dia Internacional do Riso. A regra geral é: uma pessoa deve ter os olhos vendados com lenço e adivinhar que tipo de objeto foi colocado em suas mãos.

Para deixar ainda melhor, utilize balas de frutas para desafiar cada participante a provar e dizer qual é o sabor. A Tribala é uma boa opção porque tem de morango, uva, açaí, cereja, e muito mais!

O importante é ter uma porção generosa de balas, chicles e pirulitos para incluir no jogo de adivinhação. Nessa brincadeira, o participante que acertar mais sabores ganha a rodada.

Dica: se quiser aumentar o nível de dificuldade, coloque chocolates com sabores de sobremesas entre os candies. Tem Trento torta de maçã, mousse de maracujá, torta de limão e cheesecake de morango (eba!)

Gostou das ideias para curtir o Dia Internacional do Riso? Pense que as brincadeiras alegram enquanto promovem bem-estar, sendo indicadas para públicos de todas as idades.

E já que você chegou até aqui, que tal garantir os chocolates, balas, chicles e pirulitos para a data? Compre agora pelo site da Peccin!

Voltar