Categoria
21 de dezembro, 2023

Cardápio para ceia de Natal: o que incluir?

Ho, ho, ho! Na época do bom velhinho, não há presente que supere um delicioso cardápio para ceia de Natal. Melhor ainda quando chega a hora de degustar as sobremesas favoritas da família.

Acontece que são tantos pratos possíveis que fica até difícil escolher, não é verdade? A gente pensou nisso e trouxe sugestões que vão te ajudar a montar um menu personalizado

Que tal começar? Continue a leitura e confira algumas ideias!

O que incluir no cardápio para ceia de Natal?

Assim como os símbolos e tradições do tema natalino, as comidas típicas da data variam de uma região para outra. Nessa conta ainda entram os gostos pessoais e os costumes de cada família — o que torna cada refeição única!

No Brasil, geralmente há carnes como prato principal, um conjunto de acompanhamentos e um mix de saladas. As frutas e os doces também marcam presença para finalizar a noite do dia 24 em grande estilo.

Se você ainda está em dúvida sobre os pratos, fique de olho nas sugestões abaixo. A dica é escolher uma ou mais opções de cada categoria para compor um menu bem saboroso!

Carnes da ceia de Natal

As proteínas são carro-chefe em muitas ceias natalinas, tanto que você não terá dificuldade para encontrar as mais populares na maioria dos mercados. São elas:

  • Peru — um verdadeiro clássico, pode ter diversos recheios e ser preparado com ervas aromáticas, castanhas ou farofa de frutas;
  • Tender — tipo de presunto suíno que pode ser cozido, assado ou glaceado. Vai muito bem com molho de frutas cítricas ou mel;
  • Chester — por conta de seu sabor suave e da textura macia, é uma das aves favoritas em um cardápio para ceia de Natal;
  • Bacalhau — o peixe faz sucesso no menu de muitas famílias e costuma ser feito no forno, acompanhado de batatas;
  • Lombo de porco — geralmente marinado com ervas e temperos, esse prato pode ser recheado com frutas ou farofa.

Vale lembrar que, para quem segue a dieta vegana ou vegetariana, não faltam preparos à base de vegetais como substitutos das carnes. Essa lista inclui tofu, ervilhas e diferentes tipos de cogumelos.

Acompanhamentos

Escolhida a carne, você já pode pensar nos preparos que vão acompanhar o prato principal. Há muitas opções interessantes para incrementar o menu, a exemplo de:

  • Arroz — fácil de preparar, fica incrível com um mix de castanhas e frutas secas, como damasco e uva passa;
  • Farofa — feita com farinha de mandioca ou de milho, pode ter vários ingredientes, como bacon, linguiça e até ovos; 
  • Maionese — esse prato a base de batatas é tão adorado que cada família costuma ter a sua versão especial;
  • Salpicão — é um prato refrescante que leva frango desfiado, maçã, cenoura ralada, uvas passas e maionese.

Saladas 

No Natal, as saladas são sempre muito ricas e coloridas. Assim, além das folhas verdes, por exemplo, é comum incluir pedaços de frutas, oleaginosas e diferentes porções de queijos.

Produtos em conserva também são bem-vindos para intensificar o sabor, assim como fazem as azeitonas, picles e palmitos. Então, não tem muito segredo: capriche na variedade para deixar a sua salada bonita e bem nutritiva.

Seleção de frutas

As frutas são ótimas opções para adicionar um toque de frescor ao cardápio para ceia de Natal. Muitas delas também fazem parte das tradições de Ano Novo para atrair coisas boas, como fartura, proteção e prosperidade.

Além de pensar nas preferências da família, procure priorizar as frutas da estação. Abacaxi, acerola, ameixa, figo e damasco têm produção favorecida em dezembro, o que significa que são mais frescas e nutritivas nessa época.

Quais sobremesas mais fazem sucesso?

A parte doce do cardápio da ceia também é bastante variada. Pensou em rabanada, panetone e pavê? Hummm, ainda bem que tem sabores e combinações para todos os gostos!

Mas entre todas as receitas, das mais tradicionais àquelas que levam um toque pessoal, um ingrediente que sempre faz sucesso é o chocolate. Não é à toa que ele aparece em tortas, bolos, sorvetes, mousses e muitas outras sobremesas.

E se chocolate não pode faltar, nada melhor que investir em um produto de qualidade, certo? É por isso que recomendamos Trento em todas as suas versões: Dark, ao leite, branco, com recheio crocante ou cremoso…

É chocolate real oficial, feito com porcentagem elevada de cacau e ingredientes autênticos — tão gostoso que você vai querer uma versão de cada para surpreender no cardápio para ceia de Natal. 

E aí? Te inspiramos a começar os preparativos? Aproveite para acessar o nosso site e conhecer todas as linhas Trento!

Voltar