Categoria
26 de dezembro, 2022

Tradições de Ano Novo: conheça o significado das mais populares

Não dá para negar que as tradições de Ano Novo deixam o dia da virada ainda melhor. Motivadas por crenças ou inspiradas em determinadas culturas, elas transformam os encontros familiares em eventos super animados.

E ainda que cada pessoa tenha o seu jeitinho de aproveitar, uma coisa é certa: poucos resistem à tentação de repetir o que os pais e os avós já fazem por gerações. 

Se é o seu caso, que tal conferir algumas curiosidades sobre as práticas populares? Vem com a gente! Anote todas e compartilhe com a família!

Usar roupas brancas

Essa talvez seja uma das tradições de Ano Novo mais difundidas no Brasil. Quer prova maior do que passar a virada em diferentes regiões? Pode ter certeza de que você verá muuuita gente vestindo branco!

O costume foi herdado das religiões de matriz africana e representa purificação. No ocidente, a cor das roupas remete ao momento de transição e à paz desejada para o novo ano que se inicia.

Estourar espumante

Presente em diversas partes do mundo, essa tradição está ligada às comemorações da realeza europeia. Antigamente, como era um artigo de luxo, o espumante foi considerado o “vinho dos reis”.

Hoje, é comum brindar o Réveillon com diferentes tipos de bebidas, mas tem quem não abra mão da garrafa que gera o inconfundível barulhinho da rolha estourando (poooooof!).

Comer lentilha

A leguminosa faz parte das tradições de Ano Novo de muitos povos. A crença é de que o consumo dos grãos no dia da virada ajuda a trazer fartura e prosperidade (uma colherada generosa, por favor!).

O bom é que não importa a forma de preparo da lentilha: ela é tão versátil que serve de base para caldos, saladas e farofas. Basta escolher a sua versão favorita e aproveitar!

Pular sete ondas

Quem passa o Ano Novo na praia não perde tempo: corre logo para o mar e garante seus pulinhos! Inclusive, os saltos sobre ondas também têm origem em tradições africanas.

Como o sete é considerado um número espiritual, acaba por facilitar a abertura de caminhos e a superação de dificuldades. E vamos combinar que, por si só, a água salgada traz uma agradável sensação de relaxamento.

Saborear uvas e romãs

Nas tradições de Ano Novo, as frutas são muito mais que simples sobremesas. Tanto é que ganham destaque entre os pratos da ceia por conta de seus significados.

A uva e a romã, por exemplo, devem ser consumidas na virada para trazer sorte e dinheiro nos meses seguintes. O ideal é ingerir apenas a polpa e guardar um punhado de sementes no bolso ou na carteira. Não vai perder nenhuma, hein!

Soltar fogos de artifício

Essa prática foi difundida pelos chineses que, para começar bem o ano, apostavam na combinação de muitas luzes e barulhos. O objetivo? Afugentar os maus espíritos!

Atualmente, é possível encontrar fogos de artifício silenciosos que produzem efeitos lindíssimos. Então, se você faz questão de tê-los em sua festa de virada, saiba que o barulho não precisa ser um problema.

E aí? Gostou de aprender o significado das principais tradições de Ano Novo? Para quem é adepto e também aos que não seguem nenhum costume, a gente só deseja que 2023 traga boas vibrações e muitas experiências enriquecedoras.

Para conferir mais conteúdos, não deixe de navegar pelo blog e acompanhar os nossos perfis nas redes sociais!

Voltar